Em meio dos enfrentamentos entre as forças do governo e grupos rebeldes na zona noroeste do Paquistão, Cáritas se encontra na obrigação de ajudar centenas de milhares de pessoas que foram afetadas por este conflito.

Depois de sua visita aos campos de refugiados no distrito de Mardan, o Diretor Nacional da Cáritas o Paquistão, Eric Dayal, explica que "os campos estão saturados de pessoas que sofrem o sufocante calor. Os anciãos não podem suportá-lo e as crianças sofrem pelas deterioradas condições de higiene. O verão se aproxima e a temperatura chega até os 53 graus".

Diante desta situação, Cáritas do Paquistão está ajudando umas três mil famílias em Mardan com barracas de campanha, enquanto que Cordaid (Cáritas da Holanda) atenderá com serviços de saúde a 150 mil pessoas em Mardan, Swabi e Charsadda.

Por outro lado, o Catholic Relief Service (CRS, membro da Cáritas nos Estados Unidos) entregará nas duas primeiras localidades mencionadas barracas para cobrir-se; e brindará subsídios para aligeirar a falta de trabalho.

Por sua parte Cáritas a Suíça trabalhará no Mardan e no Thesil Mardan proporcionando comida, materiais de higiene e kits de cozinha a três mil e 500 famílias afetadas que vivem temporariamente com outras famílias. Este projeto será executado junto com a Anatolian Development Foundation (ADF) da Turquia.

Do mesmo modo, Trocaire (Cáritas da Irlanda) ajudará a famílias que hospedam a refugiados e assumirá dois programas de desenvolvimento nas localidades de Peshawar, Swabi, Abbotabad, e Mansehra.