A Câmara de Deputados do Congresso Nacional da Argentina aprovou um projeto de lei para criar um Programa Nacional de Educação e Prevenção sobre o consumo de drogas, proposto pelo Foro de Habitantes a Cidadãos, impulsionado pela Comissão Nacional de Justiça e Paz, cujo assessor eclesiástico é Dom Jorge Casaretto, Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Social.

Conforme informa a agência AICA, de forma quase unânime –só obteve 6 abstenções– se aprovou esta iniciativa parlamentaria apresentada publicamente em 16 de setembro de 2008, que promove o estabelecimento de um programa para todas as escolas do país, do nível inicial até o secundário, para educar e prevenir o vício de drogas e demais.

O Foro de ‘Habitantes a Cidadãos’, conformado por 20 organizações civis e credos, na busca de elaborar políticas públicas que promovam a inclusão social, desenvolveu este projeto de educação com o fim de enfrentar este tema das raízes, educando a pais, alunos e professores na importância da prevenção.

Agora o projeto passa à Câmara de Senadores para sua aprovação com o objetivo de ser elaborado, uma vez que a lei seja aprovada, pelo Ministério de Educação da Nação e o Sedronar.

"Isto é um grande avanço não só na luta para a erradicação deste flagelo mas também na re-afirmação do caminho do diálogo e a busca de consensos para obter políticas públicas que procuram construir uma Pátria de irmãos, onde todos nos sintamos cidadãos e possamos pensar juntos um país sem excluídos", destacou-se.