O Custódio de Terra Santa, o sacerdote franciscano Pierbattista Pizzaballa, assinalou que "existem as condições para fechar o acordo fiscal" entre a Santa Sé e o Estado do Israel "por volta de finais deste ano. Boa parte dos pontos está resolvida".

Assim o expressou o Custódio ao comentar a recente viagem do Papa Bento XVI à Terra Santa que culminasse o passado 15 de maio.

Em declarações à agência SIR, o sacerdote explicou que "o assunto sobre a exceção fiscal está em um bom ponto, mas ainda falta discutir o assunto dos Lugares Santos que é algo sobre o qual estamos conversando estes momentos".

Quanto ao Cenáculo, que se busca seja restituído por parte do Israel à Igreja, o P. Pizzaballa precisou que "é um assunto que tem uma história e que vai ser estudada a fundo. Em efeito, desde ano 2000 não se fala do assunto".

Ao comentar logo o referente à emissão de vistos para os religiosos e sacerdotes, em particular para os que provêm de países árabes, o Custódio assinalou que "já se falou recentemente sobre isso inclusive com o Primeiro-Ministro, mas não houve intercâmbios imediatos. Esperamos, entretanto, uma normalização em um prazo breve".