Ao assumir hoje sua sede como novo Arcebispo de Westminster e Primaz da Inglaterra e Gales, Dom Vicent Nichols destacou a dimensão comunitária da fé e sublinhou seu "aspecto público e a necessidade de que a sociedade o respeite".

Ante os mais de dois mil assistentes, seu predecessor, o Cardeal Cormac Murphy-Ou’Connor; 50 bispos católicos, o Primeiro-ministro Gordon Brown, e o arcebispo do Canterbury (líder anglicano), Rowan Williams, o Primado da Inglaterra e Gales precisou que "a fé nunca é uma atividade solitária que tampouco pode ser privada. A fé em Cristo conduz a uma comunidade que transpassa as diferenças étnicas, culturais e sociais e tem ademais uma dimensão pública".

Conforme informa a agência SIR, o Prelado ressaltou que "como sociedade, se queremos construir sobre este dom da fé, temos que respeitar sua expressão exterior, não só honrando a consciência individual mas também respeitando a integridade institucional da comunidade da fé para que esta contribua ao serviço público e ao bem comum".

Então, acrescentou o Prelado, se os cristãos puderem expressar sua própria em uma dimensão comunitária, "os indivíduos, as famílias e a comunidade de fé contribuirão a construir a sociedade que desejam".

O Arcebispo de Westminster disse também que embora alguns sustentam que "fé e razão são opostas assinalando que uma fé fervorosa substitui à razão", é necessário ter em conta que "este ponto de vista inibe a busca da verdade e a possibilidade do verdadeiro diálogo".

Este diálogo, concluiu, "que é respeitoso e crucial hoje. Os meios têm uma parte importante que cumprir para promover este diálogo antes que o conflito, assim como também as Igrejas, neste terreno têm muito que aprender".