Os parlamentares do Congresso de San Luis del Potosí no México aprovaram hoje a reforma do artigo 16 da Constituição Estatal com o que se blinda a vida contra o aborto ao reconhecer que toda vida humana começa no momento mesmo da concepção.

O debate realizado na sessão de Comissões Unidas de Pontos Constitucionais e Direitos humanos, Eqüidade e Gênero aprovou hoje esta medida. À respeito, o Presidente desta comissão, Vicente Toledo Álvarez, explicou que com esta reforma em San Luis del Potosí ficará claramente definida em sua Constituição o reconhecimento à vida como fundamento de todos os direitos dos seres humanos, por isso a respeita e protege desde seu início na concepção.

Por sua parte, o Arcebispo de San Luis del Potosí, Dom Luis Morais Reyes, comentou antes da aprovação desta modificação constitucional que "a Igreja tem seus princípios e um deles é o da vida, eu só afirmo que a Igreja está a favor da vida e sempre estará a favor da vida, independentemente de momentos políticos ou legais".

"Deus é o único dono da vida de tudo ser que concebe a mulher, e como tal sempre terá direitos, o mais importante o direito à vida", expressou o Prelado.

Assim, San Luis del Potosí se converte no estado número 12 do México em blindar a vida.