Representantes de programa de apoio aos adultos de mais idade do México, Nicarágua, Cuba, Peru e Chile, se reúnem na capital chilena desde a segunda-feira 22 até a quarta-feira 24 de novembro para pôr em marcha um programa conjunto que fortaleça o trabalho em cada país a favor do adulto de mais idade.

A reunião, que se realiza em conjunto com correspondentes da Rede Latino-americana de Gerontología, surgiu como uma iniciativa de Cáritas Alemanha, instituição que apóia vários destes programas, e que segundo os organizadores do encontro “conhece bem seus logros, progressos, dificuldades e novos desafios”.

O encontro procura animar o intercâmbio de diversas experiências aplicadas em cada país.  Por exemplo, a experiência de clubes de adultos mais velhos, muito estendida no Chile, não se repete em outros países nos quais, ao contrário enfatizam-se trabalhos para melhorar as condições legais ou provisionais dos adultos de mais idade.

O encontro teve início com apresentações sobre o trabalho em cada país e a projeção específica que terá no programa conjunto.

Nas sucessivas jornadas, a reflexão seguirá por eixos temáticos: imagem do adulto de mais idade, violência e maus tratos, trabalho em redes incluindo auto-organização do adulto e incidência em políticas sociais.

Segundo fontes de Cáritas no Chile, “o planejamento de atividades conjuntas para os próximos três anos e que inicialmente, tem apoio financeiro do Governo alemão, é uma das conclusões esperadas”.

Finalmente, na quinta-feira 25, os participantes realizarão uma visita à diocese de São Felipe onde conhecerão experiências de trabalho com clubes de adultos, que permitirá conhecer no terreno as atividades que ali se realizam.