Ao finalizar sua 32º Assembléia Plenária, os bispos do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) dirigiram uma mensagem às conferências episcopais da América Latina e Caribe no qual animam a prosseguir os esforços da Missão Continental e entusiasmaram os fiéis leigos a fazer apostolado na vida cotidiana.

Na mensagem titulada "Para que Nossos Povos em Cristo tenham Vida em Abundância" dado a conhecer ao finalizar a Assembléia, os prelados assinalam que "constatamos que as atividades do CELAM se orientaram com sincronia para impulsionar a Missão Continental. Apreciamos o esforço que têm feito os diferentes organismos do CELAM para reorientar as tradicionais tarefas e pôr as nossas Igrejas em estado de Missão".

Seguidamente precisam que nesta Missão, os leigos têm um lugar importante: "têm a principal responsabilidade de promover a ética como ponto de referência indispensável em uma sociedade plural, e no atual contexto de crise global poderá assim, favorecer a permanência dos valores do Evangelho na cultura latino-americana e caribenha".

Depois de expressar sua solidariedade para com os bispos e sacerdotes vítimas da perseguição por causa da fé, os bispos asseguram que "nossos povos estão destinados a ter vida e vida em abundância, para isso deu a vida Jesus, o Pastor dos pastores. Ele nos chamou, para pôr em caminho à Igreja peregrina e poder assim cumprir o projeto de Deus Pai proposto em Cristo".

Finalmente fazem votos para que "Santa María de Guadalupe, Padroeira da América Latina, nos acompanhe como mãe, mestra e discípula exemplar. Vem Senhor Jesus, Caminho, Verdade e Vida".