Os Bispos argentinos concordaram em expressar  seu  ânimo e compromisso  com o Congresso de Leigos que se realizará em outubro de 2005 e cujo lema será “Para a Argentina do bicentenário”.

A Assembléia Plenária da Conferência Episcopal Argentina realizada de 8 a 13 de novembro em San Miguel, recebeu um detalhado relatório do Departamento de Leigos (DEPLAI) a respeito da iniciativa de pôr em andamento um processo para “ampliar e aprofundar a participação dos leigos católicos na vida do país, consolidando sua condição de cidadãos e membros da Igreja”.

Conforme informa a Agência AICA, os Bispos aprovaram a tarefa e o relatório apresentado e esperam que o Congresso seja um ponto de partida de um novo processo de participação leiga”.

Cúpula de doutores católicos

Por sua vez, a comissão episcopal de Pastoral Universitária apresentou no plenário dos Bispos  o programa do III Encontro Nacional de Docentes Universitários Católicos, que se realizará em Pomar Grande (Córdoba), de 20 a 22 de maio de 2005 com a Universidade Católica de Córdoba como anfitriã.

O tema do encontro será “A universidade na Argentina e no mundo. Os desafios do pensamento universitário católico”, através do qual –segundo os organizadores-, buscarão promover o espírito de comunhão e de reflexão no mundo universitário, trabalhando na linha do magistério do Santo Padre e do documento “Presença da Igreja na Universidade e na cultura universitária”.

Em um comunicado de imprensa publicado no domingo pela Sala de Imprensa do Episcopado, os bispos manifestaram “seu  apoio à Comissão Episcopal de Pastoral Universitária e seu compromisso com esta iniciativa”.