O Gallup confirma que maioria de americanos se declara pró-vida
Princeton.- Pela primeira vez uma pesquisa revelou que a maioria dos americanos –ao menos com uma ligeira diferença– se declara " pró-vida”.

A Pesquisa do Gallup foi realizada entre os dias 7 e 10 de maio e mostrou que 51 por cento dos americanos se consideram a favor da vida, enquanto que 42 por cento se declara "pro-choice" (pró-eleição em favor do aborto). Os que se descrevem a si mesmos como pró-vida nunca tinham alcançado a maioria em uma pesquisa do Gallup desde que a agência começou a incluir esta pergunta em suas pesquisas em 1995. 

Faz um ano, 50 por cento dos americanos se declaravam “pro-choice” e só 44 por cento pró-vida. No ano 2001, a cifra de pró-vida alcançou seu último auge ao chegar a 46 por cento.

Os resultados formam parte da pesquisa anual do Gallup sobre Valores e Crenças, que entrevista a 1,015 adultos em todo o país. Sua margem de engano é de três por cento.

53 por cento dos pesquisados acredita que o aborto deve ser legal somente em certas circunstâncias; 23 por cento acredita que sempre deve ser ilegal e só 22 por cento acredita que deve ser legal em todos os casos.