O Arcebispo Primado do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, ressaltou em sua homilia da Eucaristia que presidiu na Catedral do México, que "se descobrirmos o amor de Deus seremos capazes de romper essa cadeia de violência, de romper com esse egoísmo e tudo aquilo que oprime nosso coração…para adotar a verdade".

Seguidamente insistiu a confiar em Deus perante os fatos negativos que se dão no México, pois “ser cristão é acreditar, apesar de tudo e sobre tudo em Deus e no amor”.

“Quando vemos o mal no mundo –prosseguiu– quando somos vítimas das injustiças e quando nos encontramos crianças deficientes ou doentes despejados e, quando constatamos o anti-testemunho dos cristãos, muito nos custa acreditar que Deus é amor", o cristão está decididamente chamado a transformar o mundo com o amor de Deus.

O Cardeal Rivera recordou que para a Igreja “o amor entre os homens” provém do amor que Deus teve por seu Filho e este pela humanidade, por isso acrescentou que “somente o amor de Deus para os seres humanos pode frear a violência e a vingança”.

Finalmente o Cardeal recordou que “isso é o que celebramos domingo após domingo, que Jesus se entrega a nós, entrega-se por amor, entregou-se de uma vez e para sempre na cruz, segue-se entregando agora e projeta o amor do Pai a todos os homens”.