O Arcebispo de Lima e Primado do Perú, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, pediu aos fiéis de Roma, em seu programa radial Diálogos de Fé, intensas orações “para que sejamos fiéis instrumentos nas mãos de Deus para colaborar com o Papa”; com ocasião da visita ad Limina dos bispos peruanos.

Segundo precisa a nota de imprensa, o Cardeal assinalou alguns detalhes da visita e encontro com o Santo Padre como “a Santa Missa na tumba de São Pedro; e a Eucaristia na Basílica São Pablo Extramuros, onde está a tumba de São Paulo” nesta segunda-feira.

O Cardeal explicou além disto que esta sexta-feira 22 de maio sustentará “junto com os Bispos Auxiliares de Lima, uma audiência pessoal com o Santo Padre, onde expressarão suas preocupações e sugestões sobre o trabalho na Arquidiocese".

O Cardeal Cipriani também se referiu às protestas dos indígenas peruanos na selva do país nos últimos dias e lhes recordou que “a violência nunca serve para nada. Sabendo que há dificuldades sobre tudo na zona da selva, lhe peço a todos que saibam nesse caminho de Deus rezar, procurar a verdade no lar e sempre em um caminho de paz”.

Do mesmo modo, o Arcebispo de Lima, fazendo alusão à visita do Papa à Terra Santa, assinalou que “boa parte do esforço que o Santo Padre está fazendo por obter essa paz em Terra Santa é rezar por esses filhos de Deus, mas a paz só virá se é que deixamos de nos maltratar e trabalhamos juntos. Parece-me que este serviço do Papa como peregrino da paz, traz um enorme respeito do Papa pela verdade”.