O Arcebispo de Colón (Sri Lanka), Dom Oswald Gomis, expressou sua satisfação pelo fim do conflito bélico entre o grupo rebelde dos tigres tâmiles e as forças do governo depois de 27 anos de luta, e precisou que "a guerra terminará somente quando entendamos que somos um só povo, uma única nação com direitos iguais".

Depois de precisar em uma declaração oficial depois do fim do conflito, que "devemos compreender que somos uma comunidade multi-étnica, multirreligiosa e multicultural", o Prelado comentou que "estamos muito contentes porque a guerra terminou e porque a forças de segurança do governo puderam liberar a todos os civis inocentes apanhados durante as batalhas".

Logo depois destes fatos, comenta o Arcebispo, "o país tem à frente uma tarefa imperativa, a de construir uma nação esquecendo as diferenças étnicas, políticas e religiosas e promovendo um sentido de pertença entre os grupos minoritários".

Finalmente, na declaração dada a conhecer pelo L'Osservatore Romano, Dom Gomis agradece o Presidente do Sri Lanka, Mahinda Rajapakse, “por ter mostrado uma liderança valente" e aos chefes das forças armadas que o "apoiaram com espírito de sacrifício". Deste modo recordou aos que "perderam a vida nas batalhas e aos civis assassinados na guerra".