A IX Semana Social Católica em Cuba realizada em Camagüey de 17 a 21 de novembro concluiu com a apresentação de um programa de ação dos leigos católicos no país.

O “Programa de Doutrina Social da Igreja” da Comissão Justiça e Paz de Cuba foi apresentado por um painel composto pelo Engenheiro Dagoberto Valdés, Diretor do Centro de Formação Cívico Religiosa da diocese de Pinar del Rio; o Diácono  Juan Carlos Urquijo, Diretor do Centro de Formação “Dra. Felicia Pérez” da diocese de Santa Clara; o Dr. Luis Gramas, chefe de Cadeira da Faculdade de Doutrina Social da Igreja do Centro de Formação Diocesano “Beato Arnaoldo Janssen”  da diocese de Holguín; e a Lic. María Caridade Campistrous, do Instituto “Dom. Enrique Pérez Serantes”, da Arquidiocese de Santiago de Cuba.

As propostas finais da IX Semana Social Católica serão apresentadas aos Bispos cubanos para sua eventual publicação.

O evento com a celebração da Eucaristia de encerramento presidida pelo Dom. Juan García, Arcebispo de Camagüey e presidente da Comissão Nacional de Justiça e Paz da COCC, na Igreja de La Merced, e concelebrada pelos sacerdotes participantes do evento. Da Missa participaram os delegados, assim como uma numerosa representação da comunidade católica da cidade que encheu o templo.

Conforme disseram os organizadores durante uma avaliação dada a conhecer nesta segunda-feira, “estamos seguros de que, Deus mediante,  as Semanas Sociais Católicas Cubanas continuarão contribuindo com ‘pensamentos de verdade, paz, amor, liberdade e esperança’”.