O Bispo de Tarazona (Espanha), Dom Demetrio Fernández, convidou os leigos a participarem das 1ª Jornadas de Católicos e Vida Pública, entre os dias 15 e 16 de maio, cujo objetivo é animá-los a ingressar na vida pública do país, porque também são cidadãos.

“Os católicos têm o direito e a obrigação de fazer-se presentes na vida pública, fazendo-se protagonistas da mesma”, afirmou o Prelado em uma recente carta, em que recordou que a vida pública abrange o mundo da cultura, do trabalho, a profissão e a política.

Dom Demetrio Fernández disse que “existem os que preferem que os católicos assim como tais não saiam da sacristia” e não entrem na vida pública; mas “os católicos também são cidadãos, e têm que construir a cidade terrena de acordo com seus princípios de fé”.

O Bispo afirmou que a Igreja reconhece “cada vez mais o papel dos leigos no mundo”, porque “estão no mundo à maneira de fermento, para transformar o mundo de dentro, administrando os assuntos temporários segundo Deus”.

“Os leigos são como a alma no mundo, são como a presença de Deus na cidade terrena. Uma presença que não suprime a autonomia das realidades temporárias, mas sim a reconhece, a respeita e a leva à plenitude”, indicou.

O Prelado assinalou que a Igreja hoje “necessita leigos que sejam conscientes de seu papel no mundo”. Acrescentou que o testemunho deles, “que são a Igreja no mundo, lhes levará a superar um dos piores males de nosso tempo: a separação entre a fé e a vida”.