O Arcebispo de Estocolmo, Dom. Anders Arborelius, assinalou a necessidade de que os suecos e europeus católicos recuperem o orgulho de pertencer à Igreja e lamentou que às vezes os católicos sejam muito “tímidos”.

Durante uma visita à Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra, Dom. Arborelius precisou que aos europeus “falta valor para dar testemunho”, mas expressou sua confiança em que o catolicismo se afiance na Europa através da vida espiritual.

“É importante ajudar a todos os batizados a descobrir que vivem em união contínua com o Jesus Cristo e que sua vida diária é um ato de serviço e adoração”, indicou.

O Arcebispo pediu “animar os leigos a darem esse testemunho em seu ambiente diário. Porque a dignidade e o valor de cada ser humano como imagem de Deus é uma contribuição necessária no mundo de consumismo".

Referindo-se ao papel dos jovens, Dom. Arborelius indicou que "em geral, têm um coração aberto a Deus e à religião, mas cada um necessita de uma ajuda pessoal para viver segundo o Evangelho".

Frente ao protagonismo individualista atual, o Prelado assegurou que cada ser humano procura comunhão, portanto haverá uma volta aos valores familiares. Nesse sentido, invocou aos pais para “redescobrir sua responsabilidade como testemunho e transmissores da fé”.

Dom. Arborelius assinalou que "para compreender a Europa de hoje é necessário conhecer e reconhecer sua história cristã”, e os testemunhos de vida cristã são “mais importantes que nunca".

Além disso, destacou o interesse persistente do Papa João Paulo II em defender "o valor de cada ser humano, da concepção até a morte natural, e a unidade de todos os homens de boa vontade, em favor da paz e a justiça".