O Papa João Paulo II nomeou nesta quarta-feira dois bispos residenciais e um auxiliar para três dioceses brasileiras:  Dom  Filippo Santoro para Petrópolis, Dom Rafael Llano Cifuentes para Nova Friburgo e  Dom Paulo Francisco Machado, como Bispo auxiliar de Juiz de Fora.

Dom Filippo Santoro, ate momento Bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro foi designado Bispo de Petrópolis, sucedendo a Dom José Carlos de Lima Vaz, S.I., cuja renúncia ao governo pastoral da diocese foi aceita por limite de idade.

Dom Santoro nasceu em 12 de julho de 1948 em Carbonara (Itália) e foi  ordenado sacerdote em 1972. Foi consagrado Bispo auxiliar do Rio de Janeiro em 1996.

A diocese de Petrópolis tem uma população de  760 mil habitantes, dos quais quase 600 mil são católicos. A diocese, localizada no estado do Rio de Janeiro e  sufragânea da Arquidiocese de Niterói, conta com 109 sacerdotes e 459 religiosos para seu serviço pastoral.

O novo Bispo de Nova Friburgo é Dom. Rafael Llano Cifuentes, até agora auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro. Será sucessor de Dom Alano Maria Pena, O.P. que fora seu bispo até 2003, ano em que foi nomeado Arcebispo de Niterói.

Dom Llano Cifuentes nasceu no México e foi ordenado sacerdote pela Prelatura do Opus Dei. Em 1990 foi nomeado Bispo titular de Mades e auxiliar do Rio de Janeiro.

A diocese de Nova Friburgo fica no Rio de Janeiro e tem uma população de 620 mil habitantes, dos quais meio milhão professam a fé católica. A diocese está atendida pastoralmente por 74 sacerdotes, 76 religiosos e 15 diáconos permanentes.

Por último, João Paulo II nomeou o sacerdote Paulo Francisco Machado novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Juiz de Fora.

O bispo eleito nasceu em 1952 em Andorinhas, Brasil. Recebeu o sacramento da ordem em 1977 e até agora era reitor do seminário diocesano de Petrópolis.

A Arquidiocese, localizada no estado de Minas Gerais, tem uma  população de 667 mil habitantes dos quais 533 mil são católicos. São 118 sacerdotes e 212 os religiosos que servem na Arquidiocese.