O Presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), D. Raymundo Damasceno, assegurou em uma recente roda de imprensa nesta capital que o celibato "não está em discussão nesta (32º) assembléia nem na Igreja em geral", ao responder às perguntas sobre este tema do caso Cutié.

Na conferência de imprensa, durante a 32º Assembléia do CELAM, o Arcebispo de Aparecida (Brasil) explicou que o celibato "não está em discussão nesta assembléia nem na Igreja em geral, de maneira que o sacerdote que é ordenado é preparado também para exercer seu ministério dentro de todas as exigências que a Igreja faz para os candidatos ao sacerdócio".

Depois de precisar logo que o celibato "é um dom de Deus e carisma próprio de que é ordenado sacerdote", o Arcebispo explicou que "quem se ordena sacerdote conhece durante todo o tempo de sua formação as exigências para viver o sacerdócio ministerial".

Seguidamente Dom Damasceno indicou que todo sacerdote cumpre livremente com o celibato, "mas terá que contar com os recursos sobrenaturais e espirituais para viver sua entrega total ao serviço da Igreja e do povo de Deus".