O governo Municipal da cidade de La Paz (Bolívia) entregou o regulamento que declara "Patrimônio Cultural de La Paz a Procissão da Sexta-feira Santa e as imagens do templo de La Merced". A cerimônia se levou a cabo no Palácio Consistorial da capital.

Segundo precisa a nota de imprensa, no ato desta tarde esteve presente o Arcebispo de La Paz, Dom Edmundo Luis Flavio Abastoflor Montero; e o Núncio Apostólico, D. Giambattista Diquattro.

O regulamento emitido pela municipalidade, explica a nota, declara "como Patrimônio Cultural Material e Imaterial do Município de La Paz à festividade religiosa da Procissão da Sexta-feira Santa e as imagens que são veneradas: Senhor do Santo Sepulcro, Jesus com a Cruz nas costas (Senhor das Quedas), a Dolorosa, o Senhor da Sentença e Cristo Crucificado (Passo do Calvário)".

Do mesmo modo, mediante o regulamento, "o Honorável Conselho Municipal de La Paz resolveu conferir a Condecoração Prócer Pedro Domingo Murillo no Grau de Honra Cívica à Ordem dos Cavalheiros do Santo Sepulcro por sua importante contribuição às manifestações culturais e religiosas da cidade de La Paz".

O boletim digital da Arquidiocese de La Paz assinalou que o regulamento estabelece além disso a atribuição de "um orçamento para desenvolver tarefas de sensibilização, conservação, preservação, proteção, amparo, promoção e difusão da mencionada festividade e suas imagens".