Ao reunir-se esta tarde com líderes religiosos da Galiléia no Santuário da Anunciação de Nazaré, o Papa Bento XVI fez um chamado aos distintos líderes cristãos, muçulmanos, judeus entre outros presentes, a trabalhar insistentemente por uma cultura de paz.

O Santo Padre recordou, ao iniciar seu discurso, que foi neste lugar onde o Arcanjo Gabriel anunciou à Virgem que "conceberia pelo poder do Espírito Santo" e onde São José, em sonhos, soube que devia chamar a esse menino Jesus.

Seguidamente o Pontífice explicou que "no coração de nossas tradições religiosas está a convicção de que a paz é um dom de Deus, que no entanto não pode obter-se sem o compromisso humano. A paz duradoura surge do reconhecimento de que o mundo, ao final de contas, não é nosso, a não ser o horizonte no qual somos convidados a participar do amor de Deus e cooperar na guia do mundo e da história sob sua inspiração".

Depois de explicar logo que "não podemos fazer o que nos agrade com o mundo", Bento XVI precisou que "Galiléia, uma terra conhecida por sua diversidade religiosa e étnica, é o lar de um povo bem conhecido por seus esforços por viver em uma coexistência harmoniosa. Nossas diferentes tradições religiosas têm um poderoso potencial para promover uma cultura de paz, especialmente através do ensino e a predicação dos valores espirituais mais profundos de nossa comum humanidade".

"Moldando o coração dos jovens, moldamos o futuro mesmo da humanidade. Os cristãos se unem com facilidade aos judeus, muçulmanos, e pessoas de outras religiões no desejo de proteger as crianças do fanatismo e da violência enquanto lhes prepara para serem construtores de um mundo melhor".
Depois de animar a continuar a coexistência pacífica na Galiléia e exortar a ser testemunho "dos valores religiosos e espirituais que ajudam a sustentar a vida pública, o Santo Padre ressaltou que "a Igreja Católica está comprometida a unir-se a esta nobre missão".

"Em cooperação –concluiu– com homens e mulheres de boa vontade, ela (a Igreja) busca assegurar que a luz da verdade, a paz e a bondade siga brilhando desde a Galiléia e leve às pessoas em todo mundo a procurar tudo o que lhe dá unidade à família humana. Deus os abençoe".

Ao finalizar a reunião o Papa e os líderes religiosos se tomaram pelas mãos e cantaram "Shalom, Salam, que a paz do Senhor esteja convosco", canto composto pelo rabino Alon Goshen-Gottstein. À respeito, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sede, Pe. Federico Lombardi, comentou que "diria que o rabino teve uma idéia engenhosa e criativa porque ninguém pode opor-se a cantar pela paz".