O Papa João Paulo II recebeu esta terça-feira o Reitor e os membros do senado acadêmico da Universidade Nicolás Copérnico de Torun (Polônia), que lhe outorgaram o título de Doutor “Honoris Causa.”

"Aceito-o com gratidão  como sinal de diálogo entre a ciência e a fé, em contínuo desenvolvimento”, expressou o Papa durante seu discurso.

O Pontífice recordou também que durante a visita que realizou a esta universidade em junho de 1999 havia falado precisamente deste diálogo, “que está chamado a superar a contraposição iluminista da verdade que se alcança mediante a razão e que se conhece mediante a fé”.

“Hoje compreendemos cada vez melhor que se trata da mesma verdade e que é necessário que os homens e mulheres, ao chegar a ela por seus próprios meios, não caminhem sozinhos mas sim tratem de confirmar suas próprias intuições mediante o diálogo com outros”.

“Só deste modo –continuou- os peritos e os homens de cultura serão capazes de assumir aquela responsabilidade especial da que falei em Torun: ‘a responsabilidade da verdade; tender a ela, defendê-la e viver segundo ela’”.

Finalmente, o Pontífice manifestou sua alegria porque a universidade “se desenvolve com dinamismo, pondo a ciência cada vez mais ao alcance dos jovens”.