O Ministro da Secretaria Geral da Presidência, José Antonio Visse-gallo, declarou à imprensa que o Governo não aceitará a sugestão de legalizar o aborto, contido em um relatório elaborado pelo Alto Comissionado das Nações Unidas para os Direitos humanos.  

"Há algumas sugestões que o Governo do Chile não vai aceitar, porque têm a ver com temas que não estão na agenda do governo, mas em geral, acredito que o diálogo entre o Chile e a comunidade internacional foi um diálogo muito construtivo e positivo", explicou o Ministro.

Visse-gallo assinalou que "não há nenhum país do mundo que esteja perfeitamente como deve ser em matéria de Direitos humanos. É natural que aos países se façam sugestões, mas o importante é que no caso do Chile essas sugestões não sejam que eu diga que não são importantes, mas que estejam na mesma direção que o governo quer fazer em matéria indígena, de direitos das mulheres, contra a discriminação e do correto uso da força por parte da força pública".

A sugestão foi exposta ao Chile no marco da apresentação do relatório nacional sobre a matéria realizada na sexta-feira passada ante o Conselho de Direitos humanos das Nações Unidas, com sede em Genebra.