O vaticanista italiano Sandro Magister ressalta a "dupla surpresa" que causou o Papa Bento XVI ao explicar com duas palavras tiradas da Bíblia dois importantes assuntos: o das condições para a paz e a segurança, assim como o tema da Shoah e o anti-semitismo, em seu primeiro dia no Israel.

Em sua coluna titulada "O Papa em Israel. Primeiro dia, dupla surpresa", Magister assinala que "logo que atracou na segunda-feira a terra de Israel, Bento XVI confrontou imediatamente as questões mais controvertidas: primeiro a paz e a segurança, logo a Shoah e o anti-semitismo".

Para o vaticanista, era de esperar-se que o Santo Padre "atravessasse ambas frentes, submetido a pressões incessantes e não sempre leais. Para muitos de seus críticos o roteiro já estava escrito, e eles esperavam só julgar se e como o Papa o teria que seguir".

Mas Bento XVI, indica logo Magister "mostrou-se surpreendentemente original, em um caso e em outro".

"O advento da paz –continua– o ligou indissoluvelmente a esse 'procurar a Deus' que já tinha sido o tema dominante de seu memorável discurso de Paris ao mundo da cultura, um dos discursos capitais de seu pontificado. Enquanto que o tema da segurança – neurálgico para Israel– o desenvolveu a partir da palavra bíblica 'betah', que sim quer dizer segurança, mas também confiança: uma não pode estar sem a outra".

Do mesmo modo, acrescenta o vaticanista, "em sua visita ao Yad Vashem - o memorial das vítimas da Shoah com seus nomes impressos por milhões– o Papa ilustrou logo o sentido de outra palavra bíblica: o 'nome'".

Magister explica que "os nomes de todos 'estão impressos em forma indelével na memória do Deus Todo-poderoso'. Em conseqüência, 'jamais se pode extirpar o nome de outro ser humano', nem sequer quando lhe quer tirar tudo".

"O grito dos assassinados –conclui Magister– se eleva da terra como nos tempos do Abel, contra todo derramamento de sangue inocente, e Deus escuta a todos, porque 'não se extingue sua misericórdia'. Estas últimas palavras, extraídas do livro das Lamentações, o Papa as tem escrito ao assinar o livro de honra".