Com ocasião do a 21º Assembléia Plenária que acontecerá de 24 a 28 de novembro em Roma, o Pontifício Conselho para os Laicos, que preside o Arcebispo  Stanislaw Rylko, o dicastério anunciou  lap ublicación do “Repertório das Associações Internacionais de fiéis” aprovadas oficialmente pela Santa Sé.

O volume –publicado em italiano, que será traduzido ao inglês, espanhol e francês-, tem mais de 300 páginas e inclui 123 associações de fiéis, das formas mais tradicionais às mais novas dos movimentos eclesiásticos e das novas comunidades.

Não figuram no elenco as associações que, embora estejam em contato com o dicastério dos laicos, dependem juridicamente de outros dicastérios como as Congregações para o Clero, para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, e para a Evangelização dos Povos, assim como as agregações que trabalham exclusivamente em âmbito diocesano ou nacional.

Cada associação se expressa através de uma denominação oficial em língua original, o ano de fundação, a história, a identidade, a estrutura, a difusão, as obras, publicações, páginas na internet, e todos os dados da sede central.

A publicação do Repertório coincide com a Assembléia plenária,  que este ano refletirá sobre o tema “Voltar a descobrir o verdadeiro rosto da paróquia”.

Depois de uma breve saudação de abertura a cargo do Presidente do dicastério; o Professor Guzmán Carriquiry, Subsecretário do mesmo, falará sobre “A situação atual do laicado: questões cruciais”.

Entre as exposições previstas no programa figuram:

·        “A paróquia em um mundo que muda: os grandes desafios sócio-culturais e religiosos”.

·        “A instituição paroquial: uma perspectiva histórico-jurídico-pastoral”.

·        Construir juntos a comunidade paroquial: Conselhos, ministérios, ofícios, serviços e outras formas de colaboração e co-responsabilidade dos laicos”.

Na terceira jornada, Dom Josef Clemens, Secretário do Pontifício Conselho, falará dos próximos programas do dicastério e pela tarde se apresentarão as contribuições para a XI Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Eucaristia.