O Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach, pediu respeitar o direito à vida do não nascido, por isso chamou as autoridades a ajudar às mães que passam por dificuldades para que não recorram ao aborto.

"As autoridades civis têm que proteger a vida humana do primeiro momento de sua concepção, porque o direito do não nascido é um direito fundamental primário, e têm que ajudar às futuras mães, que atravessam momentos de especial dificuldade, para que não tenham que recorrer ao aborto e possam levar a bom término a vida que conceberam em seu interior", assinalou durante a Missa de clausura das Jornadas de reflexão sobre a Família e os valores humanos e cristãos.

O Cardeal recordou que "o matrimônio é um santuário da vida" e convidou os cônjuges "a darem graças a Deus pelo dom da fé e por todo o bem que por meio de vós Deus tem feito aos seus filhos, a nossa sociedade, à Igreja e a todas as instituições e realidades nas quais estão presentes".

À cerimônia celebrada na basílica da Santa María do Mar assistiram matrimônios de 25, 50 e até 60 anos de casados. "Seu matrimônio é fecundo, é o santuário da vida. Aos vossos filhos vós destes a vida como a pessoas humanas, mas também lhes comunicastes a fé e a vida como a filhos e filhas de Deus", expressou-lhes.