De 23 a 27 de novembro acontece em Roma o segundo Congresso Mundial de Vida Consagrada que promovem conjuntamente, pela primeira vez, a União dos Superiores Gerais (USG) e a União Internacional das Superioras Gerais (UISG); e que tem como tema  Paixão por Cristo, paixão pela humanidade”.

No congresso participam 900 religiosos de 130 países, representando os mais de um milhão de consagrados no mundo; além de teólogos, bispos e  representantes de outras confissões cristãs e de outras religiões.

 No encontro se refletirá sobre a vida consagrada a partir do primeiro congresso mundial (1993) e o sínodo dedicado a ela (1994), à luz da exortação apostólica “Vita consecrata” e das cartas apostólicas de João Paulo II “Tertio millennio adveniente” (1994) e “Novo millennio ineunte” (2001).

Durante toda a semana estão previstas relações e discussões em grupo por continentes, com o objetivo de analisar os desafios da vida consagrada no início do terceiro milênio. O congresso se inspirou em um duplo ícone evangélico que ilustra o significado e a função da vida consagrada: a Samaritana, que pede a Jesus “a água da vida” e o Bom Samaritano que cuida das necessidades de quem sofre.

Os religiosos e religiosas, segundo o documento de trabalho do congresso, tratarão de procurar respostas a fenômenos como a globalização, a mobilidade humana e os fenômenos migratórios, a cultura da morte e a ação em defesa da vida, o pluralismo e o caminho do diálogo, a visão secularizada da vida, a mentalidade pós-moderna e suas influências na sociedade, o diálogo inter-religioso e o ecumenismo; assim como a falta de vocações.