Representantes do Movimento Cristão Liberação (MCL) na Espanha denunciaram a perseguição que sofrem seus membros em Cuba devido à crescente acolhida que tem o Projeto Varela entre a população.

Através de um comunicado, recordaram a recente perseguição contra o coordenador do MCL, Oswaldo Payá, durante sua visita a Cienfuegos e províncias orientais; a detenção de outros membros como Agustín Cervantes e José Alvorada Castro; e a perseguição "à casa do pai de Ofelia Acevedo, esposa de Payá Sardiñas e quem padece de um câncer em estado terminal".

"Minervo Chil Siret, membro do executivo nacional do MCL, foi apressado e revistado por autoridades. Tomaram-lhe impressões digitais e foto para iniciar um processo de acusação por violação à Lei 88 do código penal que estabelece colaboração e trabalho para governos estrangeiros em contra do estado Cubano", denunciaram.

O texto assinalou que depois de deixá-lo em liberdade, as autoridades de Inteligência e Segurança do Estado lhe advertiram que "de maneira nenhuma vai se permitir por parte do governo que novamente se radique o Projeto Varela, e se continuarem nesse empenho serão processados formalmente por violação à dita lei".

O MCL indicou que "esta situação é muito séria e perigosa, e damos ao conhecimento da comunidade internacional, autoridades de governo, organismos e instituições de amparo aos direitos humanos desta nova manobra por parte das autoridades cubanas que pretendem fechar as vias para uma mudança pacifica com o poder que detêm".