Depois da clausura do encontro do Papa Bento XVI com alguns representantes de organizações para o diálogo inter-religioso o dia de ontem, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi declarou que a intervenção de um xeique muçulmano atacando a Israel e o diálogo inter-religioso "foi uma negação do mesmo".

Na declaração, o Pe. Lombardi precisa ademais que "a intervenção do xeique Tayssir Attamimi não estava prevista pelos organizadores no ato desta tarde. Em um encontro dedicado ao diálogo, esta intervenção foi uma negação do mesmo".

Do mesmo modo, o sacerdote jesuíta assinalou que "é de desejar que este incidente não comprometa a missão do Papa encaminhada a promover a paz e o diálogo entre as religiões, come afirmou claramente em muitas ocasiões durante sua peregrinação. Esperemos que este incidente não afete ao diálogo inter-religioso em Terra Santa".

O chefe Tayssir Attamini tomou a palavra para atacar Israel e assegurar que Jerusalém será sempre a capital da Palestina, durante o qual alguns assistentes judeus abandonaram o lugar.