A Conferência Episcopal do Chile (CECh) lançou a Campanha 2009 do “Um por cento”, que busca sensibilizar aos fiéis durante os fins de semana do mês de maio na tarefa de ajudar economicamente no sustento da Igreja.

Os organizadores assinalaram que na campanha "cada paróquia que arrecada o “Um por Cento”, fica com uma porcentagem e envia o restante à sua respectiva Administração Diocesana, quer dizer Arquidiocese, Diocese, Vicariado ou Prelatura".

"O que se recebe –explicaram– por conceito de 1% na administração de cada Diocese, constitui um Fundo Solidário que se destina a cobrir somente os gastos gerais dessa diocese em particular: gastos do culto divino, construção e manutenção dos templos e lugares de culto, pagamento do pessoal laico remunerado, apoio econômico a sacerdotes e religiosos(as), manutenção de seminários e seminaristas", entre outros.

"Adicionalmente, o 1% de todo o arrecadado nas dioceses se envia anualmente à a Santa Sé como contribuição ao Santo Padre", adicionaram.

Por sua parte, o Presidente da Comissão de Financiamento da CECh, Dom Fernando Natalio Chomalí Garib, recordou aos fiéis que "ainda existem grandes necessidades que a Igreja não pode confrontar por falta de recursos"; e exortou a contribuir nesta campanha da Igreja, já que "se os católicos não ajudarem a seu sustento, ninguém mais o fará".

"A Igreja atua na sociedade e a serve por meio de uma estrutura visível. Para que essa existência visível seja eficaz, deve-se dispor dos meios materiais necessários e assim possa realizar sua missão de anunciar o Evangelho; celebrar a vida nova em Cristo; acolher gratuitamente ao necessitado; e dar testemunho de nosso amor entre irmãos", adicionou.