Ao presidir a celebração da reza das Vésperas desta tarde (hora local) com os sacerdotes, religiosos, seminaristas e membros de movimentos eclesiásticos no Jordânia, o Papa Bento XVI assinalou que é tarefa de todo cristão escolher a vida e procurar a verdade cotidianamente, no meio do mundo que vive na escuridão à causa do mal.

Na Catedral greco-melquita de São Jorge, o Santo Padre destacou que a leitura das Vésperas “nos adverte, não de maneira ameaçadora, mas realistamente, sobre a necessidade de estar alertas, conscientes de que as forças do mal se movem criando escuridão em nosso mundo”.

Por isso, e ao refletir na experiência humana, disse logo o Papa, “reconhecemos a luta espiritual, nós nos damos conta de que diariamente precisamos ir até a luz de Cristo, escolher a vida, procurar a verdade”.

De fato, prosseguiu, “este ritmo – afastar-nos do mal e renovar-nos com a força de Deus– é o que celebramos em todo batismo, a entrada à vida cristã, o primeiro passo no caminho dos discípulos do Senhor. Ao recordar o batismo de Cristo por João nas águas do Jordão, a assembléia reza para que o batizado seja resgatado do reino do mal e levado a esplendor do Reino de Deus, e assim receber o dom da vida nova”.

Seguidamente Bento XVI assinalou que “este dinâmico movimento da morte para a novidade da vida, da escuridão à luz, da desesperança à esperança” assegura que a “Igreja permaneça jovem. Ela está viva porque Cristo está vivo, verdadeiramente ressuscitado. Vivificada pela presença do Espírito, ela avança cotidianamente levando homens e mulheres para o Deus vivo”.

Depois de ressaltar que o testemunho dos cristãos no Jordânia “faz presente as graças” do Senhor, o Pontífice explicou que a esperança que assim se produz chega além das comunidades cristãs. “Com freqüência encontram famílias de outras religiões, com quem vocês trabalham e a quem oferece seu serviço universal de caridade, com preocupações que ultrapassam os limites religiosos e culturais. Isto é especialmente mais notório quanto às esperanças e aspirações dos pais por seus filhos”, disse o Papa.

“Qual pai ou pessoa de boa vontade não se preocupa com as influências negativas tão persuasivas em nosso mundo globalizado, incluindo os elementos destrutivos da indústria do entretenimento no qual com tanta insensibilidade se explora a inocência e a fragilidade das pessoas vulneráveis e os jovens? Entretanto, com os olhos fixos em Cristo, a luz que destrói todo mal, restaura a inocência perdida e humilha o orgulho terrestre, vocês se constituem em uma magnífica visão de esperança para todos aqueles aos quais vocês servem e com os quais se encontram”.

Finalmente o Papa se dirigiu de maneira especial aos seminaristas e religiosos. A eles, o Santo Padre os exortou a que “guiados pela luz do Senhor Ressuscitado, inflamados com sua esperança e revestidos por sua verdade e amor, com seu testemunho levem abundantes benções a todos com quem se encontrem em seu caminho. De fato, desejo o mesmo para vocês, jovens jordanos: não temam fazer sua própria contribuição, mesurada, respeitosa e sábia à vida pública do Reino. A autêntica voz da fé sempre trará integridade, justiça, compaixão e paz!”