O Papa Bento XVI recordou na Jordânia que a fé em Deus incentiva a busca da verdade mas advertiu que a religião pode corromper-se "quando é obrigada a ficar ao serviço da ignorância e o prejuízo, o desprezo, a violência e o abuso".

No segundo dia de sua viagem ao Jordânia, o Santo Padre abençoou a primeira pedra da Universidade do Patriarcado de Jerusalém em Madaba e elogiou aos promotores da nova instituição por "sua decidida confiança na boa educação como primeiro passo para o desenvolvimento pessoal, a paz e o progresso da região".

"Os jovens da Jordânia e outros estudantes da região, ao mesmo tempo em que assimilam sua herança cultural serão levados a um conhecimento mais profundo das conquistas da humanidade, enriquecidos com outros pontos de vista e formados na compreensão, na tolerância e na paz", afirmou.

Segundo o Pontífice, "este tipo de educação 'mais ampla' é o que se pode esperar das instituições de educação superior e de seu contexto cultural, seja este secular ou religioso. Em realidade, a fé em Deus não suprime a busca da verdade: ao contrário, incentiva-a".

"Obviamente a religião, como a ciência e a tecnologia, como a filosofia e qualquer manifestação de nossa busca da verdade, podem corromper-se. A religião se desfigura quando é obrigada a ficar ao serviço da ignorância e o prejuízo, o desprezo, a violência e o abuso. Nesse caso não advertimos apenas a perversão da religião, mas também a corrupção da liberdade humana, a limitação e o escurecimento da mente", advertiu.

Entretanto, assinalou o Papa, "toda pessoa está chamada à sabedoria e à integridade, à eleição básica e primitiva entre o bem e o mal, entre a verdade e a falsidade e deve ser sustentada nessa tarefa".

"A chamada à integridade moral é recebida pela pessoa autenticamente religiosa já que não se pode servir de outra forma ao Deus da verdade, do amor e da beleza. A fé amadurecida em Deus é uma grande ajuda para acessar ao conhecimento e utilizá-lo apropriadamente. A ciência e a tecnologia contribuem com extraordinários benefícios à sociedade e melhoraram muito a qualidade de vida de muitos seres humanos. Ao mesmo tempo, a ciência tem seus limites. Não pode responder a todas as perguntas que concernem ao ser humano e sua existência", adicionou.

O lugar onde se construirá a universidade é famoso pelo achado em 1896 do "Mapa de Madaba", o chão de mosaico de uma antiga igreja bizantina do século VI com o mapa de Terra Santa, o itinerário para chegar a Jerusalém através de cento e cinqüenta localidades e a minuciosa descrição dessa cidade.

"O emprego dos conhecimentos científicos tem necessidade da luz orientadora da sabedoria ética. Essa sabedoria inspirou o juramento de Hipócrates, a Declaração Universal dos Direitos humanos de 1948, a Convenção de Genebra e outros louváveis códigos internacionais de comportamento", indicou.

Bento XVI concluiu suas declarações dirigindo-se aos jovens estudantes cristãos. "Estão chamados a serem construtores de uma sociedade justa e pacífica composta por pessoas de diversas procedências religiosas e étnicas. Essas realidades eu o sublinho uma vez mais, não devem desembocar na divisão a não ser no enriquecimento recíproco".