O Congresso do Estado de Guanajuato (México) aprovou hoje por 26 votos a favor e nenhum em contra a reforma constitucional que estabelece a defesa da vida, blindando-a contra o aborto e a eutanásia, desde a concepção até a morte natural.

Depois da aprovação do juízo, o Congresso do Estado do Guanajuato, remeteu a minuta correspondente à defesa da vida às prefeituras para sua ratificação, a fim de que proceda a reforma.
Desta maneira, o artigo 1º. da Constituição do Estado de Guanajuato fica redigido da seguinte maneira:
"Para os efeitos desta Constituição e das leis que dela emanem, pessoa
é todo ser humano desde sua concepção até sua morte natural. “O Estado garantirá o pleno gozo e exercício de todos seus direitos”.

Do mesmo modo, os legisladores decidiram acrescentar o presente parágrafo no mencionado artigo: "fica proibido todo tipo de discriminação que atente contra a dignidade humana, ou contra os direitos e liberdades da pessoa, com motivo de sua origem étnica, nacionalidade, gênero, idade, capacidades diferentes, condição social, condições de saúde, religião, opiniões, preferências, estado civil ou qualquer outra circunstância, qualidade ou condição".

Guanajuato se soma assim à Quintana Roo, Sonora, Baixa Califórnia, Morelos, Jalisco, Puebla, Colima, Durango e Nayarit, onde também se blindou a defesa da vida.