A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) dedicará a maior parte de sua Assembléia Plenária que começou nesta segunda-feira, dia 22  em Madri, e se prolongará até  26 de novembro, a temas de interesse pastoral, como a iniciação cristã de adultos e a publicação de uma nova edição da Bíblia.

Assim foi dado a conhecer durante o discurso inaugural o Cardeal Antonio María Rouco Varela, Arcebispo de Madri e  Presidente da CEE, ao assinalar que  “nestes dias nos vão ocupar assuntos de particular interesse para a vida da Igreja. Naturalmente, como está acostumado a ser habitual, poderemos dedicar algum tempo de reflexão aos problemas e oportunidades do momento atual para a ação pastoral. Mas centraremos nossa atenção em questões particulares”.

O Cardeal destacou que “voltaremos a estudar algumas Orientações pastorais para a iniciação cristã das crianças não batizadas em sua infância”.

Além disso, a CEE revisará um projeto de linhas básicas para os estatutos das fundações que seja necessário criar por parte de institutos de vida consagrada. A idéia é “assegurar que estas obras possam seguir mantendo sua identidade e seu serviço também quando diminui o número dos consagrados”.

“Uma grande obra cultural e educativa como é a Universidade Pontifícia de Salamanca apresenta uns novos Estatutos para seu estudo e aprovação”, revelou também o Cardeal Rouco.

Nova versão da Bíblia

Além disso, o Cardeal anunciou que a versão da Bíblia que a Conferência Episcopal se encarregou de elaborar “se encontra nas fases finais de sua preparação”. “Um árduo trabalho que, não demorando muito, dará seus frutos no texto que será utilizado na liturgia e os diversos ministérios da Palavra, assim como na lectio divina e o estudo por parte dos fiéis”.

A CEE estudará, finalmente uma breve exortação pastoral sobre o sentido do dogma da Imaculada Concepção de Maria com ocasião dos cento e cinqüenta anos da proclamação deste dogma que se celebra no próximo dia 8 de dezembro.

“Esperamos poder anunciar oficialmente o Ano da Imaculada ao término desta Assembléia”, revelou o Cardeal.

O Cardeal recordou além disso que na próxima sexta-feira “enclausuraremos esta Assembléia Plenária aos pés do Apóstolo Santiago, a cuja catedral peregrinaremos os bispos membros da Conferência Episcopal, acompanhados de colaboradores e amigos”.