O Presidente da Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei”, Cardeal Darío Castrillón Hoyos, afirmou que após recentes diálogos telefônicos com membros do Exército de Libertação Nacional (ELN) e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), viu “uma vontade de abertura” para procurar soluções ao conflito que afeta ao país.

Em diálogo com o RCN Radio, o Cardeal colombiano disse que “falamos como colombianos e como cristãos. Esta semana tive diálogos telefônicos (com o ELN e as FARC). Apesar de todas as dificuldades; apesar de estar ainda em ações de guerra, há também uma vontade de abertura, a mesma que encontrei no senhor Presidente (Álvaro Uribe)”.

O Cardeal Castrillón explicou que sempre haverá “ações que não entendemos, muitas ações que lamentamos, que inclusive desde a moral da fé católica a rejeitamos. Mas essas ações não obscurecem totalmente o panorama da esperança e o horizonte da paz”.

Nesse sentido, disse que confia em que se consiga avançar para um diálogo sincero, verdadeiro e concreto, porque “chegou o momento para que a razão esteja por cima das armas”. O Cardeal assegurou que espera “muito de uma pacificação da Colômbia”.