Conforme informou o Sistema Informativo da Arquidiocese do México, Dom Lerma Nolasco nasceu em Xalisco, Nayarit, no dia 4 julho de 1945. Filho de Andrés Lerma e Dolores Nolasco, ingressou na Escola Apostólica de Xalisco em 1957, passando logo, em 1963, ao Seminário Nacional da Montezuma, aonde levou a cabo os estudos filosóficos e teológicos de formação ao sacerdócio.

Dom Jesus Antonio recebeu a ordenação sacerdotal no dia 24 de dezembro de 1971 e foi encardinado à Diocese de Tepic, onde fundou e até agora dirige a revista diocesana "O Pescador", conduz diversas transmissões radiofônicas sobre temas religiosas e colabora com diversos jornais locais que publicam seus artigos.

Na Diocese de Tepic foi vigário da Paróquia de Nossa Senhora do Encargo, da Acaponeta; vigário episcopal para a zona pastoral "Costa de Ouro"; vigário para a Pastoral; e desde 1993 vigário general.

A Arquidiocese do México tem uma superfície de 1.429 quilômetros quadrados, quase nove milhões de habitantes, conta com 1.734 sacerdotes, 7.260 religiosos.