O Bispo Auxiliar do Santiago, Dom Cristián Contreras Villarroel, afirmou que as palavras do Papa sobre o uso do preservativo e a luta contra o AIDS são criticadas porque incomodam os promotores deste negócio e "aos adoradores de um sistema econômico especulativo que parece desabar-se globalmente".

Acaso "chegará o dia em que os profetas do preservativo se preocupem ao menos de um doente de AIDS, dedicando-lhe atenção sanitária e sobre tudo humanitária, incluindo o acompanhamento a uma digna e boa morte? Acaso os doentes de AIDS se infectaram por ter seguido o ensino da Igreja em relação à sexualidade?", perguntou o Prelado em uma recente reflexão.

No texto, Dom Contreras criticou a atitude do Parlamento belga de emitir uma resolução qualificando as palavras do Bento XVI de "ofensa para os compromissos da comunidade científica para acautelar e lutar contra a propagação do AIDS".

Ante isso, perguntou se a resposta do Papa “ante um requerimento jornalístico no avião ‘foram examinadas com suficiente atenção e seriedade ou talvez mediante o filtro não objetivo e equilibrado de ecos nos meios de comunicação ocidentais’".

"Sejamos sérios. Esta coação de uma maioria de honoráveis belgas contra o ministério do Santo Padre Bento XVI é simplesmente um sinal mais de quem tenta perverter a verdade. A pior de todas as corrupções", afirmou.

Dom Contreras assinalou que "finalmente é a palavra profética do Papa em favor da pessoa humana e sua dignidade, a que constitui o objeto de tanta ira com volumoso recurso econômico e mediático".