AConferência Episcopal da Nicarágua (CEN) deu a conhecer um comunicado no qual rejeitamenergicamente um "artigo" do assessor presidencial Orlando NúñezSoto, no qual "denúncia" a suposta corrupção de bispos e sacerdotesdo país. Os prelados precisaram que estas acusações são apenas "um ensaiode novela" e que o texto é "produto de uma mente imaginativa semfundamentos".

 

Emconferência de imprensa o Presidente e o Secretário Geral da CEN, Dom LeopoldoBrenes Solórzano e Dom Sócrates René Sándigo Jirón, respectivamente, denunciaramo texto enviado por Núñez à Primeira Dama, Rosário Murillo, e que foradifundido em Internet no que se acusava aos bispos de corruptos.

 

Aoresponder a estas acusações, os prelados explicaram que esse texto só tinhacomo intenção "deteriorar a imagem de uma Igreja representada em seusBispos e sacerdotes, a qual se esforçou por manter sua fidelidade profética e proximidadeaos mais humildes e singelos".

 

Para osbispos, "o documento antes mencionado deve ser considerado, como em efeitoo é, um produto de mente imaginativa sem fundamentos, longe da verdade e darealidade".

 

"Emboraestejamos abertos ao perdão solicitaríamos se clarifique a origem de dito documento",exigem. Logo expressam seu agradecimento pela "confiança que agora maisque nunca, vocês povo católico, manifestaram a seus pastores e os exortamospara que a unidade, que vem do Espírito Santo, seja nossa força".

 

Finalmenteos bispos do Nicarágua exortam a que "neste mês de maio, mês da MaríaNossa Mãe, rezemos o Santo Rosário, pedindo o amparo e a misericórdia doSenhor".