O Arcebispo Primado do México, Cardeal Norberto Rivera, assinalou em sua homilia de ontem que "a solução a esta ameaça não somente está na atuação de nossos governantes, mas que se requer também da colaboração de toda a sociedade, por isso lhes pedimos prevenção, mais que preocupação; ação, mais que temor, e sobre tudo responsabilidade".

Conforme indica o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), o Cardeal indicou que ante a realidade atual "dura e dolorosa", é necessário " abrir-nos, hoje mais que nunca à escuta e à meditação da Palavra de Deus que, nestes dias, apresenta Jesus imprimindo ânimo e fortaleza a sua comunidade".

"Embora já estejamos escutando notícias de estabilidade sobre esta crise de saúde que nos sacudiu acredito que não devemos baixar a guarda, por isso, que esta mensagem seja um novo chamado à sociedade em geral, que recordamos seu dever moral de atender e obedecer as constantes recomendações que emitem as autoridades sanitárias".

Seguidamente o Arcebispo destacou que "os cristãos, em particular, temos uma enorme obrigação nestes momentos, já que o Senhor Ressuscitado segue atuando através da sua Igreja, e nos exige sair ao encontro dos necessitados. Por isso, devemos assumir o papel de ser multiplicadores das disposições preventivas e sanitárias, e velar por quem tem sido infectados por este vírus, pois estas pessoas necessitam urgentemente de acompanhamento e amor".

"Só assim poderão experimentar a solicitude e a misericórdia divina que consola, perdoa e ama. Mas nosso compromisso com Deus vai além dos nossos próximos, e resulta imperioso tender também a mão às pessoas sós e desamparadas", acrescentou.

Finalmente, o Cardeal Rivera insistiu a recorrer "ao amparo materno da Senhora do Tepeyac, María Santíssima de Guadalupe, para que interceda ante seu Filho por nós".