Milhares de fiéis e peregrinos se encontraram na Praça de São Pedro para rezar o Regina Coeli com o Papa Bento XVI, quem ao introduzir a oração exortou a rezar pelas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada e indicou o diálogo e a reconciliação como chaves para obter uma paz estável e duradoura.

 

“A confiança no Senhor, que continuamente chama a todos à santidade e a alguns em particular a uma especial consagração, se manifesta justamente na oração. Seja pessoalmente, seja comunitariamente, devemos rezar muito pelas vocações para que a grandeza e a beleza do amor de Deus atraia a muitos a seguir a Cristo no sacerdócio e na vida consagrada”, disse o Pontífice no dia em que se celebra a Jornada Mundial de Oração pelas Vocações.

 

Recordando também o chamado universal à santidade afirmou a necessidade de “rezar também para que haja esposos santos, capazes de ensinar os filhos, sobre tudo com o exemplo, os altos horizontes aos que devem tender sua liberdade. Os Santos e as santas, que a Igreja propõe à veneração de todos os fiéis, testemunham o fruto amadurecido deste entrelaçar do chamado divino e da resposta humana”.

 

Mais adiante, o Papa pediu orações pela sua viagem a Terra Santa de na próxima sexta-feira 8 de maio à sexta-feira 15. Seguindo os rastros de meus veneráveis predecessores Paulo VI e João Paulo II, peregrinarei aos principais lugares Santos de nossa fé … Em Jerusalém Cristo morreu para reunir a todos os filhos de Deus dispersos”.

 

“Com minha visita –continuou- quero confirmar e animar a todos os cristãos de Terra Santa, que devem confrontar cotidianamente não poucas dificuldades. Qual Sucessor do Apóstolo Pedro, far-lhes-ei sentir a proximidade e o apoio de todo o corpo da Igreja. Além disso, far-me-ei peregrino de paz, em nome do único Deus que é Pai de todos. Testemunharei o compromisso da Igreja Católica a favor de quantos se esforçam por praticar o dialogo e a reconciliação, para chegar a uma paz estável e duradoura na justiça e no respeito recíproco”.

 

Finalmente o Papa invocou à Virgem María, qual “Mãe do Bom Pastor, para que em todo mundo floresçam numerosas e santas vocações de especial consagração ao Reino de Deus”.

 

Finalizando se rezou o Regina Coeli, e imediatamente o Papa saudou em diversos idiomas e repartiu sua Bênção Apostólica aos peregrinos.