Diante da atual epidemia de gripe, o Arcebispo Primado do México, CardealNorberto Rivera Carrera, junto com seu Conselho Episcopal, por segunda semanaconsecutiva, pediu “com caráter obrigatório a suspensão das celebraçõeseucarísticas em todos os templos da cidade neste quarto domingo de Páscoa”.

 

Namensagem publicada pelo Sistema Informativo da Arquidiocese do México,recorda-se que “ante a dolorosa situação que vivemos, também Jesus nos convidaa sair do nosso medo e fechamento, e pede-nos abrir as portas e nos envia a serportadores da sua mensagem de amor e esperança a todos aqueles que vivemenclausurados no pânico e paralisados pelo temor à morte”.

 

Depoisde expressar seu consolo aos que devido à epidemia de gripe perderam algum serquerido e logo depois de recordar a necessidade de atuar com responsabilidadeante esta emergência sanitária seguindo as instruções das autoridades, a mensageminsiste aos cristãos a atuar com maior zelo ante esta enfermidade,especialmente aos sacerdotes, que devem estar “pendente de suas comunidades,que atendam com caridade aos doentes, que estejam prontos para auxiliá-los comos sacramento da confissão, a unção e a Sagrada Comunhão”.

 

Destemodo, exorta aos presbíteros a que consolem e confortem as famílias, que sejamportadores de esperança, que promovam a oração confiada e perseverante, queorem intensamente pela saúde do povo, que fomentem a caridade paroquial e quetomem como um dever, seguir as indicações práticas emitidas pela Arquidiocesedo México para a celebração da Santa Missa, procurando durante todo o tempo daemergência por nenhum motivo hajam conglomerações que possam pôr em risco decontágio aos fiéis”.

 

“Devidoa que a Organização Mundial da Saúde declarou a etapa 5 desta epidemia e emsolidariedade responsável com nossas autoridades, uma vez mais, não sem grandedor, para os pastores e os fiéis, o Sr. Cardeal Norberto Rivera Carrera,Arcebispo Primado do México pede com caráter obrigatório a suspensão dascelebrações eucarísticas em todos os templos da cidade, neste quarto domingo depáscoa, denominado do Bom Pastor”.

 

O textorecorda também aos sacerdotes seu dever de celebrar a Eucaristia em privadoaplicando a intenção pela saúde do povo do México. Assim mesmo recordamos aosfiéis cristãos que ficam isentos do cumprimento do preceito dominical e osconvidamos a que sigam as transmissões por rádio e televisão que serão feitas aportas fechadas das eucaristias celebradas tanto na Basílica do Guadalupe, comona Catedral Metropolitana”.

 

Logodepois de felicitar ao pessoal de saúde por seu esforçado trabalho, os bisposde México D.F. recordaram que as famílias em suas casas têm então aoportunidade para “a convivência e a oração, a formação em nossa fé, a leitura,o estudo, o cuidado da casa, e uma série de atividades que nos ajudem a noscultivar integralmente como pessoas. Procurem que suas conversações sejampromotoras de esperança, não fomentem as especulações que provocam incerteza epânico; pelo contrário, meditem sobre o significado destes sinais dos temposcom os que Deus nos fala e nos move à reflexão a fim de ser conscientes denossos limites e fragilidades; é dever de todos aumentar a caridade e despertara solidariedade”.

Finalmente,o texto se dirige à Virgem Maria. “Como aconteceu nos momentos críticos denossa história nacional, uma vez mais recorremos ao amparo materno da Senhorado Tepeyac, Maria Santíssima de Guadalupe, para que interceda ante seu Filhopor nós”, conclui a mensagem.