Profissionais pela Ética (PPE), informou que o Tribunal Superior de Justiça daCatalunha ditou um Decreto insistindo a Generalitat a pronunciar-se sobre apossibilidade de adaptar a Educação para a Cidadania (EPC) ao ideário doscentros privados. 

PPErecolheu as declarações de José Jaime Rico, “advogado e porta-voz de váriospais impedimentos que recorreram em favor do seu direito à objeção deconsciência”.

Oadvogado destacou “a importância desta decisão, já que obrigará a Generalitat apronunciar-se sobre a possibilidade ou não da adaptação do EPC ao projetoeducativo dos colégios e de forma que garanta o respeito às convicções morais,religiosas ou filosóficas dos pais e mães de alunos da Catalunha”.

Por suaparte, o presidente do PPE da Catalunha, Ramón Novella, manifestou seu apoioaos recorrentes e recordou que “os Decretos da Generalitat ditados emdesenvolvimento dos Decretos de Ensinos Mínimos do Ministério de Educação têmum conteúdo ainda mais adoutrinante que a normativa estatal”.

Porisso, animou os pais a seguir atentos à educação que recebem seus filhos e adenunciar tudo aquilo que leve a uma doutrinação dos alunos.