Dom Juan Acne Madri, até recentemente Bispo de Iquique até sua nomeação como novo Bispo militar do Chile, despediu-se com uma emotiva homilia em que delineou seu passado pastoral e suas perspectivas a futuro.

Durante a solene Missa de despedida, Dom Acne recordou que em 20 de novembro do ano do Jubileu 2000, “faz exatamente 4 anos, uma especial emoção embargava minha pessoa. Era a véspera do anúncio de minha nomeação como Bispo de Iquique. Encontrava-me contente e esperançoso, por dever compartilhar os trabalhos pastorais em uma Igreja que do Seminário a tinha percebido esforçada e necessitada, e agora com variados e interessantes desafios”.

“Com a graça do Senhor –disse o Prelado- passamos anos muito formosos, é obvio que não isentos de algumas dores, onde nos esforçamos juntos, sonhado com projetos como novas Capelas, e esse desejo do futuro Monastério de Carmelitas Descalças em Iquique. Tivemos o gozo de ver chegar a três novas comunidades de Religiosas”.

Dom Acne destacou também que “motivo de gozo foi o estar em uma região particularmente Mariana.  O precioso dom de ter seu Santuário de Nossa Senhora do Carmem em La Tirana, que é como o coração espiritual para o grande norte do Chile e além de nossas fronteiras”.

Depois de pedir perdão “pelo que não pude cumprir, por limitação ou falta de generosidade”, destacou que “sei que continuaremos unidos na oração e que se disporão a receber o próximo Bispo com fé, afeto e desejos de colaboração”.

Comemoração ao P. Karadima

“Durante estes anos –disse também Dom Acne durante a homilia- várias vezes vocês escutaram me referir com especial gratidão ao sacerdote que é meu conselheiro espiritual há mais de 35 anos, o querido Padre Fernando Karadima Fariña. Seu testemunho de consagração e espírito apostólico, sua sábia claridade no conselho e também outros generosos apoios, redundaram em meu bem pessoal e desta querida Diocese. Que Deus nos mantenha unidos por muitos anos e na comum aspiração de santidade”.

“Parto de Iquique nos inícios do ‘Ano da Eucaristia’ convocado por nosso querido Papa João Paulo II”, concluiu o Prelado.  “Como expressou o querido futuro santo, Padre Alberto Hurtado: ‘A única coisa importante é que: Deus está presente. Deus é Deus. Ante este fato cala seu coração e repousa’. Amém”.