VATICANO.- O Papa Bento XVI recebeu em audiência esta manhã ao Presidente da República da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, com quem estabeleceu conversas sobre “questões relacionadas com a relação entre fé e razão e o diálogo inter-confessional e inter-cultural”. Também recebeu ao Príncipe do Gales.

Conforme assinala Rádio Vaticano, nas conversações com o mandatário da Bielorrússia se trataram “temas de caráter internacional, ligados à promoção da paz e do autêntico progresso da humanidade. Assim como algumas problemáticas internas deste país e temas referentes à Igreja católica na Bielorrússia e às perspectivas de aprofundamento na colaboração entre as duas partes”.

Do mesmo modo, explica a nota, “ficou de relevo a pacífica convivência que caracteriza as relações entre as comunidades católicas e ortodoxas, assim como com as outras confissões religiosas”.

De igual maneira, o Santo Padre, acolheu no Palácio Apostólico Vaticano “ao príncipe do Gales, acompanhado da duquesa do Cornualles”; com quem intercambiou palavras sobre “alguns temas de interesse comum, entre eles a promoção humana e o desenvolvimento dos povos, a defesa do ambiente e a importância do diálogo intercultural e inter-religioso para a promoção da paz e da justiça no mundo”.