O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, assinalou que os "consagrados dão testemunho de que só Deus satisfaz as aspirações do coração humano", em sua mensagem para a Jornada Mundial de Oração pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas que se celebra na próximo domingo 3 de maio.

No texto titulado "Missionários de Cristo ressuscitado", o Cardeal recordou que "porque Jesus quis servir-se da cooperação humana para realizar sua presença, necessitamos muitíssimas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada".

Atendendo ao convite a rezar pelas vocações em todo mundo, feita pelo Papa Bento XVI, o Cardeal Urosa assinala que "elevamos nossas preces a Deus Uno e Trino para que nos conceda que muitos jovens em Caracas, de nossas famílias católicas, de nossas Paróquias e Escolas, queiram escutar e seguir seu chamado a ser mensageiros da paz, da reconciliação, da vida e da salvação, missionários, arautos de Cristo ressuscitado, 'caminho, verdade e vida'".

Depois de comentar que "em nossa Arquidiocese de Caracas o Senhor nos abençoou com 27 novos sacerdotes nos últimos 7 anos", o Arcebispo precisou que isso ainda não é suficiente. "Por isso cada Paróquia, cada Escola, deve esmerar-se em trabalhar no campo da pastoral vocacional e juvenil e sentir como um dever e um orgulho ter cada ano um ou mais candidatos ao sacerdócio e à vida consagrada", exortou.

Em seguida o Cardeal Urosa destacou que "o Sacerdote é o eixo e o motor de toda ação pastoral, da vida da Igreja: anúncio da fé, celebração da Eucaristia, animação das comunidades; formação dos apóstolos seculares. Os consagrados dão testemunho de que só Deus satisfaz as aspirações do coração humano. Sem sacerdotes não há Eucaristia; sem consagrados a Igreja se debilita. Jogamos o futuro da Igreja neste campo: as vocações ao sacerdócio e à vida consagrada".

"A resposta positiva, esperançada e confiada na bondade de Deus à pastoral vocacional é fruto de uma Igreja viva e pascal, evangelizada e evangelizadora, Cristocêntrica e Mariana, fervorosa e missionária", prosseguiu.

Por isso, concluiu, "a realização da Missão Continental Evangelizadora, que é um grande projeto de renovação e revitalização da Igreja em toda a Venezuela, é uma verdadeira necessidade e, ao mesmo tempo redundará no aumento de quantos jovens queiram dedicar sua vida ao Senhor nesse caminho formoso e luminoso que é a vida sacerdotal e a vida consagrada".