A Conferência Episcopal Paraguaia (CEP) cumprimentou os jornalistas em seu dia e através de uma recente mensagem na qual lhes recordou que quem realiza este trabalho tem "o poder de entrar nas consciências para propor e guiar, para transformar a realidade construindo a esperança".

No texto titulado "O poder do jornalista", os bispos assinalam que "nestes momentos difíceis pelos quais atravessa nossa sociedade, no meio do desconcerto, do relativismo ético, do oportunismo e a mesquinharia política, é necessário que o jornalista use seu poder para transformar nossa realidade para horizontes de major esperança".

Seguidamente recordam as palavras do jornalista colombiano Javier Darío Restrepo, quem assinalava faz alguns anos no Paraguai que "o jornalista tem o poder de ingressar na consciência das pessoas com a notícia e o enfoque que ele selecionou, exercendo sua liberdade de expressão".

"O jornalista entra na mente das pessoas sem restrições porque o leitor, ouvinte ou telespectador vai em busca da informação sem que ninguém o pressione nem obrigue, movido somente pela necessidade de saber o que está acontecendo".

"Este tremendo poder –prossegue o comunicado– lhe obriga a ser responsável, quer dizer, a responder pelos efeitos da informação. Tem a obrigação ética e profissional de desenvolver este poder em benefício das pessoas e de toda a sociedade. Implica informar com rigor, exatidão e veracidade; com respeito à dignidade das pessoas, embora isto possa significar 'perder a primícia'. Competir é são, mas não a qualquer preço e utilizando qualquer meio".

A mensagem está assinada pelo Dom Adalberto Martínez Floresça, Bispo de São Pedro, Secretário Geral da CEP e Responsável Pastoral da Comunicação.