O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, será investido amanhã quarta-feira, 29 de abril, do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Pontifícia da Salamanca (UPSA), cuja Faculdade de Comunicação propôs sua nomeação ao Claustro Universitário.

A cerimônia acadêmica terá lugar às 12.00 horas no Sala Magna da sede central da instituição acadêmica salmantina, conforme informaram fontes da UPSA a Europa Press.

Federico Lombardi cursou estudos de Filosofia na Faculdade de Filosofia 'Aloisianum' dos Jesuítas do Gallarete, em Varese. Além disso, estudou Matemática na Universidade de Turim e Teologia na Faculdade de Teológica da Phil. Teol. Hochsule St Georgen dos Jesuítas.

Depois de sua preparação universitária começou sua carreira profissional dentro do âmbito jornalístico no Colégio de Escritores da revista religiosa Civiltà Cattolica, até chegar a converter-se em subdiretor da mesma.

Em 1972 foi ordenado sacerdote e em 2005 alcançou a direção geral de Rádio Vaticano e do Centro de Televisão Vaticano. Posteriormente, o Papa Bento XVI o nomeou em 2006 diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé.

O professor Fernando Martínez Vallvey, catedrático de Redação Jornalística da UPSA, será padrinho do doutorando. A cerimônia acadêmica estará presidida pelo grão-chanceler e bispo da Salamanca, Carlos López, e o reitor da UPSA, Marceliano Arranz.

Federico Lombardi é o segundo dos doutores Honoris Causa da Faculdade de Comunicação. Em março de 2004, recebeu esta nomeação o arcebispo emérito da Mérida - Badajoz, Antonio Montero Moreno.