Em um recente comunicado titulado "Confiança em Deus e cuidado pessoal" relacionado à gripe suína, o Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Íñiguez, fez um chamado a "fortalecer a confiança em Deus".

No comunicado e depois precisar que no momento "não se cancelam as celebrações da Eucaristia" até novo aviso em Guadalajara, o Cardeal assinala que nestes momentos "deve-se fortalecer a confiança em Deus. Lemos na Sagrada Escritura que nenhuma folha cai da árvore, sem o consentimento do Pai, por isso nossas vidas estão nas mãos de Deus".

Por isso, o Arcebispo anima a "pôr tudo o que esteja de nossa parte para que o vírus da gripe suína não se propague, acatemos as disposições das autoridades e ponhamos nossa confiança em Deus. Procuremos viver tranqüilos, evitando qualquer pânico que pode resultar contraproducente".

Logo depois de precisar que "entre o acatamento pontual das medidas preventivas e a esperança no Senhor, poderemos enfrentar a situação de alerta sanitário pela qual estamos atravessando", o Arcebispo exorta os fiéis a encomendar-se "ao amparo da Virgem María, em seu avocação de Nossa Senhora de Zapopan, Padroeira desta Arquidiocese, a quem lhe encomendou nosso cuidado como protetora contra raios, centelhas e pestes".

Do mesmo modo o comunicado solicita aos fiéis de Guadalajara tomar em conta as seguintes disposições:

"A Comunhão, no momento da celebração da Missa, deve dar-se na mão da pessoa que comunga. Fica à discrição do sacerdote fazê-lo na mão esquerda, na mão direita ou nas duas mãos do fiel. A hóstia se deve tomar diante do Ministro".

Além disso, "as pessoas que estão doentes ou fisicamente fracas, por idade ou por qualquer outra circunstância, e/ou se encontrem suscetíveis a contrair alguma enfermidade, lhes pede que não acudam ao templo, a nenhuma celebração com outros fiéis, até que passe o alerta".

Finalmente insiste a usar "máscaras sanitárias na participação dos fiéis em Missa" e a "evitar a saudação de paz na Missa, já seja dando a mão ou o beijo".