Os bispos do Uruguai enviaram uma saudação “aos homens e mulherestrabalhadores” e pediram “para que o trabalho seja cada dia melhor instrumentode humanização e lugar de realização do Reinado de Deus”.

“Reafirmamosa dignidade da pessoa humana e a família e o direito de todo cidadão a umtrabalho humano e decoroso, como valores fundamentais que não podem seresquecidos nem adiados”, assinalaram em uma mensagem pelo Dia do Trabalho.

Osbispos valorizam o esforço daqueles que vão além dos interesses individuais oucorporativos, para participar da busca do bem comum” e atender a quem “sofre asconseqüências da instabilidade trabalhista, o desemprego e a retribuiçãoinjusta”.

Nessesentido, expressaram sua preocupação de que a atual crise mundial sejaatribuída “a meros aspectos conjunturais da economia, deixando de lado aincidência das decisões pessoais, a omissão de responsabilidades, a corrupção ea cobiça que podem habitar em qualquer coração”. Os bispos disseram que “tudoisso nos exige um discernimento e um exame de consciência, particularmenteaqueles que incidem diretamente nas finanças internacionais”.

Finalmente,os bispos elevaram suas orações “para que o trabalho seja cada dia melhorinstrumento de humanização e lugar de realização do Reinado de Deus que se vaiabrindo passo na vida e na história de todos os homens”.