Antes de encontrar-se esta manhã com o Papa Bento XVI, o Presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, assistiu a uma Eucaristia presidida pelo Presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, Cardeal Darío Castrillón Hoyos, quem disse em sua homilia que esta visita "vai significar paz para a Colômbia".

Na Eucaristia que presidiu esta manhã na igreja de Santa Ana o Cardeal assinalou que “estamos em uma visita do Presidente ao Papa, em meio de uma Eucaristia na qual Cristo está presente: Cristo é o Príncipe da Paz. Estamos pedindo ao Príncipe da Paz que nos dê isso que todos os colombianos estão necessitando”.

“Vi que as famílias dos soldados, dos guerrilheiros, as famílias humildes, as famílias ricas, os que estão nos mais altos níveis de pensamento e nos mais singelos níveis do trabalho, todos necessitamos e queremos a paz”, acrescentou.    

O Cardeal colombiano também destacou os avanços da Colômbia no processo de paz e os esforços do governo Uribe neste sentido. “São conhecidos de todos, seus esforços titânicos no desenvolvimento material, econômico e social da Colômbia, que apesar de mil dificuldades se encaminha por atalhos de paz e progresso”, disse.

Por sua parte, o mandatário agradeceu as palavras do Cardeal Castrillón e visitou a tumba do recordado Presidente do Pontifício Conselho para a Família, o Cardeal colombiano Alfonso López Trujillo, nas instalações da igreja de Santa Ana.