A Conferência de Bispos Católicos do Brasil (CNBB) deu a conhecer a aprovação, por unanimidade, de um novo documento sobre a formação de sacerdotes titulado "Diretrizes para a formação dos presbíteros na Igreja no Brasil" no marco de sua 47º Assembléia Plenária.

Segundo precisa a nota de imprensa da CNBB, o novo texto recebeu o "sim" dos 267 votantes presentes na Assembléia Plenária. "Esta aprovação por unanimidade manifesta a unidade e a comunhão do Episcopado brasileiro. Mostra além disso a disposição dos bispos para apoiar e acolher de forma efetiva as novas diretrizes", assinalou o Presidente da comissão responsável pela elaboração do texto e Arcebispo da Teresina, Dom Sérgio da Rocha.

A nota de imprensa também precisa que este novo documento "não será divulgado. Será mantido em reserva até que seja entregue à Congregação para a Educação Católica, em Roma, para obter sua aprovação final. Com um pouco mais de 300 parágrafos, o texto está dividido em três partes e foi aprovado em sua quarta versão".

Entretanto, a agência France Presse informou que o documento estaria ressaltando a "exigência do celibato para os clérigos da Igreja Católica" e que os "homossexuais não podem ser ordenados sacerdotes".

Os artigos do documento, acrescenta AFP, "incluem recomendações referentes à vida sexual dos religiosos e critérios para discernir quem está em condições de dedicar-se ao sacerdócio, como por exemplo a maturidade sexual para manter o celibato, e a motivação, para descartar que provenha de problemas de identidade sexual ou fuga dos compromissos como o matrimônio".

Assim, estas diretivas estariam em consonância com os ensinos da Igreja, seguindo concretamente a "Instrução sobre os critérios de discernimento vocacional em relação às pessoas de tendências homossexuais antes de sua admissão ao Seminário e às ordens Sagradas" publicada em 4 de novembro de 2005 pela Congregação para a Educação Católica.