Profissionais pela Ética (PPE) e a plataforma Educam os Pais Villalba, anunciaram que "estudam as vias judiciais mais adequadas para exigir responsabilidades jurídicas" à Prefeitura do Galapagar e a Conselho de Educação da Comunidade de Madrid por não cumprir as sentenças do Tribunal Supremo (TS) e erigir-se em árbitros das questões morais controvertidas.

Este anúncio se fez logo que a Prefeitura do Galapagar reconhecesse que se explicou a masturbação a alunos de sexto grau, confirmando a denúncia feita anteriormente pelos Padres de família do colégio público Carlos Ruiz do Galapagar (Madrid).

Conforme reconheceu a mesma prefeitura, durante os últimos cinco anos se repartiram no colégio cursos e oficinas que formam parte de um Programa de Educação Afetivo-Sexual para responder aos alunos "sobre as dúvidas elementares em torno das relações afetivas e suas manifestações sexuais", e "a diferença entre os conceitos de sexo e gênero".

Entretanto, PPE e a plataforma Educam os Pais Villalba assinalaram que "a Prefeitura do Galapagar oculta que o programa de formação (conforme consta no folheto enviado aos Padres) tem como objeto ensinar a meninos de 11 e 12 anos ‘o processo de reprodução humana, desmontando os tabus adquiridos’ e ‘discriminar preconceitos adquiridos quanto à manifestação e expressão das emoções’".

Nesse sentido recordaram que o TS advertiu que "em uma sociedade democrática, não deve ser a Administração educativa –nem tampouco os centros docentes, nem os concretos professores– quem se erijam em árbitros das questões morais controvertidas. Estas pertencem ao âmbito do livre debate na sociedade civil, onde não se dá a relação vertical professor-aluno, e é obvio ao das consciências individuais".

Portanto, "quando devem abordar-se problemas dessa índole ao repartir a matéria Educação para a Cidadania –ou, chegado o caso, qualquer outra– é exigível a mais exigente objetividade e o mais prudente distanciamento".

Tanto PPE como os Pais de família indicaram que "a responsabilidade deste caso não é só da Prefeitura do Galapagar mas também do Conselho de Educação da Comunidade de Madrid, titular do centro público Carlos Ruiz se localizado nessa localidade madrilenha".